#portodosnós

VÍDEO: santa-marienses produzem bebida vendida em diversos pontos da cidade

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Fotos: Pedro Piegas (Diário)
As sócias Anne Elise Gonçalves (na foto, à esquerda) e Angela da Luz apostaram na fabricação de uma nova bebida, que é comercializada por outros empreendimentos da cidade

A pedagoga e fisioterapeuta Angela da Luz e a farmacêutica bioquímica Anne Elise Gonçalves encontraram na kombucha não só uma bebida repleta de benefícios para a saúde, mas, também, uma oportunidade de negócio. Em 2019, as santa-marienses começaram a criar o produto na casa de Angela, para comercializar entre conhecidos. 

Em seguida, regularizaram o empreendimento dentro do registro de Microempreendedor Individual (MEI) e, em abril do mesmo ano, foi fundada a empresa Yam! Kombucha. 

Hoje, as parceiras trabalham com a aluna de Tecnologia de Alimentos da UFSM Bianca Araújo, que realiza o estágio obrigatório na empresa, e também recebem uma espécie de assessoria de um grupo de estudantes da universidade que presta atendimento gratuito a microempreendedores. 

- A divulgação é feita pessoalmente por mim e pela Anne, visitando lojas, restaurantes, cafés, e através das páginas nas redes sociais - conta Angela. 

Assim, elas encontram pontos de venda para a comercialização da bebida, além das encomendas que podem ser feitas diretamente com elas, por Facebook, Instagram ou WhatsApp. 

A BEBIDA

A kombucha é uma bebida fermentada pelo chá da camellia sinensis (conhecido como cháda-índia), açúcar e scoby, que é uma simbiose de bactérias e leveduras. O produto passa por vários processos até ficar pronto. Depois da fermentação, é saborizada e engarrafada, então, ainda passa alguns dias fora da geladeira, para, só depois, ser refrigerada, explica Angela:

- Em 2019, conheci a Rota do Chá, que consiste em três fazendas de chá, em Registro, São Paulo. Nesta experiência, adquiri conhecimentos que fazem toda a diferença em nossa produção.

Os benefícios do chá para o corpo se dão porque o líquido tem diversas vitaminas, principalmente do complexo B, importante na atuação do sistema nervoso. Ainda, é abundante em enzimas, proteínas que aceleram reações químicas e a ação lipolítica, que destrói as células adiposas, melhorando a circulação sanguínea.

VÍDEO: Sebrae atendeu mais de 2 mil empresas durante a pandemia

Além disso, o composto conta com ácidos benéficos que estimulam a desintoxicação do fígado, ácido glucônico e glucorônico, que atuam no metabolismo de carboidratos, ajudando na digestão, e na saúde das articulações, ácido acético, que interfere na absorção do amido e do açúcar, e bactérias que auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal, importante na produção de neurotransmissores, conforme Angela.

- Ela é uma opção para acompanhar lanches para, por exemplo, quem não quer tomar sucos ou refrigerantes. Ela vem, também, para substituir a bebida alcoólica, devido ao fator frisante - comenta Anne Elise. 

Durante o período de quarentena, apesar do fechamento de muitos dos pontos de comercialização da kombucha, a maioria continuou realizando vendas pela internet, não deixando os clientes sem a bebida.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Na produção artesanal, elas contam com a estagiária Bianca Araújo (centro), que cursa Tecnologia de Alimentos

- Infelizmente, perdemos presenças marcadas em diversos eventos onde levamos nosso trabalho, além de nossas expectativas para a empresa em 2020. Mas este momento é de reinvenção - pondera Angela. 

Anne aponta a importância do produto em meio à pandemia: 

- Por trazer tantos benefícios à saúde, este é um momento em que itens, como a kombucha, fazem ainda mais diferença.

VÍDEO: DonnaDi cria delivery de semijoias durante a pandemia

A empresária Iara Sperotto Conheceu a Yam! através do Instagram. Ela consome a kombucha porque solucionou os problemas digestivos que ela lutava para tratar:

- Por ser bastante exigente quanto à produção, fui conhecer o lugar onde é fabricado e gostei muito, pois é bem limpo e organizado. Além disso, os sabores da Yam são ótimos.

REDE COLABORATIVA

Um dos locais onde a Yam! Kombucha é revendida é o Recanto Café, no Shopping Praça Nova. A gerente, Katieli Dorneles, explica que a escolha pelo produto se deu, primeiramente, pela opção de bebida natural para diversificar o cardápio e agradar ainda mais aos diferentes públicos: 

- Já buscávamos comprar de fornecedores locais, como as distribuidoras Podal, do Distrito Industrial, e Medina e o Café Baristo. 

Para enfrentar a pandemia, quem também aderiu ao produto foi o restaurante Fest Bistrô.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">A Kombucha é uma opção de bebida natural e rica em nutrientes

Conforme o sócio-proprietário, Alexandre Elisiario Druzian Bregão, quase todos os fornecedores do restaurante são locais, sobretudo da agricultura familiar. A busca da empresa é por optar pela produção local, dentro das possibilidades viáveis. 

- Além de ajudar no fortalecimento da economia da cidade, os produtos são mais frescos e naturais, alinhando nossos serviços à cara da nova culinária - diz Alexandre.

YAM! KOMBUCHA

  • Atuação - Produção de kombucha, bebida gasosa rica em nutrientes 
  • Fundação - Abril de 2019
  • Empregos diretos - 2
  • Contato - WhatsApp (55) 99930-1171 ou (55) 99622-2660 
  • Redes sociais - Facebook YamKombucha, Instagram @yam.kombucha


Kombucha: quais são os benefícios para a saúde?

  • Digestão
  • Funcionamento do sistema nervoso
  • Desintoxicação do fígado
  • Equilíbrio da flora intestinal
  • Circulação sanguínea
  • Produção de ácidos que atuam na articulação
  • Reduz a absorção de amido e açúcar
  • Diminui o colesterol


*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dicas para fugir de tentativas de golpe e fraude com o auxílio emergencial

Próximo

Estado não tem previsão de data para pagar os salários de maio aos servidores

Economia